Escola de Governo emite os primeiros certificados para os concluintes do Programa de Certificação em Compras Governamentais

Programa de capacitação foi criado em parceria com a Superintendência Central de Compras Governamentais e Logística.

A Escola de Governo começou a emitir as primeiras certificações do Programa de Compras Governamentais do Estado de Goiás. O conjunto de capacitações articula o conhecimento em assuntos relacionados a aquisições, contratações e atividades congêneres na Administração Pública.  

A Certificação em Compras Governamentais está implantada com 100% dos cursos em educação a distância (EAD), para alcançar todos os servidores do Estado. Suzana Marinho de Brito, servidora da Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE), foi a primeira concluinte a solicitar o certificado. 

Ela considera o Programa em Compras Governamentais de suma importância para todos os que atuam na área de licitações. “Através dos cursos nos capacitamos dentro do nosso ramo de atuação e, por consequência, passamos a desenvolver um melhor trabalho institucional”, pontua.

A servidora ressalta a riqueza dos conteúdos abordados durante a formação. “Os cursos abrangem desde a precificação e estudos técnicos, até a gestão e fiscalização de contratos, ou seja, todo o trâmite de um processo de compras. Os professores e os materiais disponibilizados são ricos em conteúdo”, salienta.

Suzana destaca ainda, que a comunicação entre os servidores que estão em processo de capacitação tem elevado o nível dos processos de compras. “O Estado e a Administração Pública ganham com estas capacitações da Escola de Governo”, conclui. 

A Certificação em Compras Governamentais é composta por 4 (quatro) formações, sendo:  Básica, Pregões, Gestão de Contratos, Complementar, a qual abarca conhecimentos básicos, intermediários e avançados da área, com respectivos requisitos estabelecidos para se obter uma formação e/ou a certificação, sendo estruturada em uma carga horária total de 208 (duzentas e oito) horas, sendo necessário que o servidor complete a carga horária mínima de 180 (cento e oitenta) horas para sua Certificação.


Como solicitar a certificação

Para solicitar a Certificação em Compras, o servidor deve acessar o SEI! e iniciar o processo. Ao selecionar o tipo, deve escolher a opção requerimento. Em seguida, no campo especificações, escrever "Certificação em Compras Governamentais". Em classificação por assuntos, incluir o item 02.04.01.01 cursos/certificados. O interessado será a Gerência de Desenvolvimento Profissional, cujo código no SEI! é o número 05761. O nível do acesso será público. Depois, é só salvar. 

Na opção Incluir documento, deverá escolher o tipo de documento e localizar o requerimento para certificação em compras (Formulário). Em seguida, preencher os campos solicitados no requerimento de Certificação em Compras Governamentais e clicar em confirmar dados. Depois, será necessário assinar o documento. 

Para concluir a solicitação, o interessado deverá clicar novamente no número do processo e escolher a opção enviar processo. Em unidades, pesquisar, em Sead, pela Gerência de Desenvolvimento Profissional (código 05761) e clicar em Enviar. 

Secretaria de Estado da Administração - Governo de Goiás

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.