Live do PAS terá dicas de meditação Mindfulness nesta quinta-feira (9)

Mantendo o objetivo de auxiliar o servidor público estadual oferecendo apoio psicológico para a superação de possíveis problemas emocionais durante o período de quarentena, o Programa de Acolhimento ao Servidor (PAS), por meio da Secretaria de Estado da Administração (Sead), realizará nesta quinta-feira (9) a quarta live do projeto com o tema “Mindfulness - você sabe onde sua mente está agora?”. A live terá início às 14 horas e será transmitida pelo Instagram da Escola de Governo Henrique Santillo (@escoladegovernogo).

No atual momento que todos vivem, praticar meditação é um excelente recurso para acalmar a mente e promover o autocuidado. Pensando nisso, o PAS promove um encontro com a educadora física, instrutora de Mindfulness pela Unifesp e yogaterapeuta, Mônica Freire, para apresentar a técnica de meditação Mindfulness.

Essa técnica, resumidamente, consiste em ensinar ao praticante a ter foco no momento presente evitando as expectativas para o futuro ou traumas do passado, promovendo o relaxamento, a aceitação, a paciência, a atenção e o autoconhecimento. O único requisito para iniciar a prática da Mindfulness é disposição para uma pequena pausa no dia enquanto realiza os exercícios e as técnicas respiratórias dessa meditação. 

PAS

O PAS foi idealizado para oferecer acesso à informação de qualidade aos servidores públicos sobre os cuidados com a saúde mental durante as mudanças ocasionadas pela pandemia do Covid-19. O Programa está dividido em três frentes distintas de acolhimento e é direcionado para os servidores do Poder Executivo do Estado.

A primeira frente está voltada para a realização de ações psicoeducativas:  oferecendo informações sobre cuidados com a saúde mental, por meio de lives com especialistas na área, criação de posts contendo textos, vídeos ou podcasts de terceiros ou de produção própria, com a utilização de diversos canais digitais.