Ouvidoria pública: o que você tem a ver com isso? – Híbrido

Curso Híbrido - Turma 2 em andamento

Turma 2 - em andamento

  • 26/09/2022 a 17/11/2022 - Data de inscrição no Portal do Aluno e AVA.
  • 21/11/2022 a 09/12/2022 - Data de realização do curso.

Modalidade

Este curso foi desenvolvido no modelo híbrido de aprendizagem, tendo conteúdos gravados e material para leitura disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), para que o aluno acesse e estude previamente, a fim de obter uma melhor interação com os instrutores durante a aula presencial (31/08). 

Objetivo Geral

Propiciar aos participantes conhecimento sobre a atividade de ouvidoria pública no poder executivo de Goiás que envolve ouvidores, agentes de ouvidoria e servidores de áreas técnicas responsáveis por responder aos pedidos de acesso à informação e às manifestações.

Objetivos Específicos

  • Saber o que é uma ouvidoria pública: conceito, competências e estrutura administrativa;
  • Conhecer os processos de trabalho que envolvem o tratamento das demandas da sociedade pela ouvidoria e por áreas técnicas da administração pública;
  • Interpretar a manifestação desde o seu registro na ouvidoria, passando pela possibilidade de pedido de complementação da manifestação para melhor entendimento dos fatos descritos pelo manifestante;
  • Exercitar a criação de personas, a fim de conhecer, o mais próximo possível, quem é o manifestante, por meio da análise da linguagem utilizada pelo cidadão no registro das manifestações;
  • Utilizar técnicas que permitam a produção de resposta mais satisfatória à manifestação;
  • Refletir sobre a necessidade de utilização dos relatórios de ouvidoria para a melhoria da prestação de serviços públicos;
  • Analisar a ouvidoria na prática: dados, relatórios e resultados; e
  • Estimular a tomada de providências pela administração pública a partir das demandas apresentadas por usuários de serviços públicos.

Público-Alvo

Aberto a todos os servidores, com foco em servidores que atuam na ouvidoria e em áreas responsáveis pelo fornecimento de informações ao cidadão e de respostas às manifestações.

Carga Horária

33 horas

Horário da Aula

Aula Presencial, dia 30/11, das 08h às 12h e das 14h às 18h.

Conteúdo Programático - acesse o AVA e estude antes da aula presencial 

  • Módulo 1 - Conhecendo a ouvidoria pública;
  • Módulo 2 - Gestão da atividade de ouvidoria;
  • Módulo 3 - Gestão dos resultados; e
  • Módulo 4 - Apresentação de casos.

Critérios para aprovação

 Aproveitamento igual ou superior a 70 (setenta) pontos na atividade avaliativa do curso.

Avaliação

A avaliação ficará disponível no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) nos 2 últimos dias úteis do curso. Será possível utilizar-se de 2 tentativas para finalizar o questionário e para cada tentativa haverá o prazo de 2h de duração.

Inscrições em Cursos Híbridos Ministrados pela Escola de Governo

  1. Faça login no sistema (o login é feito com o CPF e senha do Portal Goiás);
  2. Atualize suas informações em "Atualizar Cadastro";
  3. Acesse "Pré-inscrição On-line" e selecione o curso;
  4. Imprima o comprovante e apresente esse documento à sua chefia imediata para autorização por escrito.
  5. Encaminhe a ficha de pré-inscrição, com a autorização da chefia imediata, para o Contato no RH* de seu órgão para a validação da inscrição.
  6. Para verificar a situação da sua inscrição, acesse novamente o Portal do Aluno e confira os dados clicando no menu 'Cursos Programados'.
  7. Durante o período de inscrição no curso acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Governo – AVA no endereço https://ead.escoladegoverno.go.gov.br/. Se não possuir uma conta no AVA preencha os dados solicitados e clique em “Criar uma conta”. 
  8. Acesse o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Governo – AVA, com o usuário e senha criados no endereço https://ead.escoladegoverno.go.gov.br/. Na tela inicial clique em “Todos os Cursos”, selecione a “Categoria” e em seguida o Curso desejado. Solicite a inscrição na turma clicando em “Inscreva-me”. 
  9. Importante: Fique atento ao prazo de inscrição nos cursos. Somente os servidores INSCRITOS no Portal do Aluno terão as suas inscrições confirmadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem da Escola de Governo – AVA.

*Confira na lista Contatos no RH Estadual os responsáveis pela orientação sobre a capacitação oferecida e pela validação de pré-inscrições de servidores estaduais nos cursos da Escola de Governo.

Informações Gerais

Normas de participação: é imprescindível que o servidor antes de se inscrever no curso leia as informações disponibilizadas no site para ter ciência dos conteúdos, pré-requisitos e condições mínimas para a sua participação. O servidor deverá possuir:

  • disponibilidade para dedicação aos estudos e realização de atividades avaliativas, bem como participar das aulas presenciais;
  • facilidade de acesso a computadores e acesso à Internet banda larga e
  • conhecimentos básicos de Internet.

Bloqueio de inscrições: o servidor inscrito que não comparecer ao curso ou não obtiver a frequência mínima suficiente para a liberação do certificado, ficará impedido de participar dos eventos de capacitação, por 1 (um) ano, a contar da data de término do curso. Para desbloqueio, o servidor deverá encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o Formulário de Justificativa (Arquivo .docx, 17.54kb | abre em nova janela) que será analisado pela Escola de Governo.

Cancelamento de inscrições: deverá ser feito pelo próprio servidor até 2 (dois) dias úteis antes da data de início do curso, no Portal do Aluno.

Conclusão do curso: é de responsabilidade do servidor concluir o curso dentro do prazo estabelecido para a sua realização.

Certificado: 

Para obtenção do certificado, é necessário que o aluno realize as atividades propostas, tenha frequência igual ou superior a 80% e que alcance aproveitamento igual ou superior a 70 pontos na(s) atividade(s) avaliativa(s) e preencha a Pesquisa de Satisfação do Curso.
O Certificado estará disponível em até 5 (cinco) dias após o encerramento do curso no Portal do Aluno acessando o menu Cursos Realizados.

Necessidades especiais: a solicitação de adequações deverá ser encaminhada, para análise, com dez dias úteis de antecedência da data de início do curso.

Telefones para contato:
Secretaria Escolar: (62) 3201-9267 / 3201-1699
Celular Institucional: (62) 98173-1878 (WhatsApp)


 Acesse o Portal do Aluno

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