Gestão de Riscos na prática - operacionalização do aplicativo smartsheet'

Curso Presencial - não há turmas disponíveis para inscrição

O material didático para acompanhamento das atividades do curso, se houver,  será disponibilizado em formato digital no primeiro dia de aula. Nesse caso, não será entregue a apostila (ou material didático) de forma impressa.

Objetivo

Capacitar servidores do Estado de Goiás para operacionalização da Matriz de Riscos, modelo padrão CGE, no aplicativo ‘smartsheet’, com fundamento na ABNT NBR ISO 31000:2018 e no normativo estadual sobre Gestão de Riscos, eixo IV do Programa de Compliance Público (PCP-GO).

Público-Alvo

Servidores públicos estaduais das entidades que participam do Programa de Compliance Público e que operacionalizam a Gestão de Riscos nas áreas de atuação. 

Carga Horária

12 horas

Horário

07/11, das 14h às 18h;
09/11, das 14h às 18h;
10/11, das 14h às 18h.

Conteúdo Programático

  1. Análise Riscos (identificação, avaliação e análise de Riscos) – aprender sobre descrição do risco, associação com os objetivos estratégicos e operacionais, identificação das causas e consequências, identificação da CAUSA-RAIZ, proprietários de riscos efetividade dos controles, probabilidade, impacto e nível de riscos iniciais, indicador e meta para monitoramento do risco, entre outras informações acerca da avaliação de riscos organizacionais. Exercício prático na planilha Matriz de Riscos (modelo CGE) para avaliação de um risco corporativo.
  2. Ações de Controle – Projeto e Processo – aprender sobre ações de controle preventivas e reativas, ou seja, que atacam causas ou consequência. Aprender sobre o andamento das ações: existentes, a iniciar, iniciada, implantada, sobrestada e cancelada. Aprender a montar Planos de Ação para Ações Existentes (Processos) e Ações a Implantar (Projeto). Exercício prático na planilha Matriz de Riscos (modelo CGE) para inserção de uma ação de controle e um Plano de ação para o risco avaliado anteriormente.
  3. Gerenciamento de Riscos (Monitoramento Periódico de Riscos e Ações de Controle): Avaliar resultados positivos e possível economia gerada. Avaliar efetividade dos controles, probabilidade, impacto e nível de riscos depois de implantada a Gestão de Riscos. Mensurar indicador e avaliá-lo de acordo com a meta estabelecida. Exercício prático na planilha Matriz de Riscos (modelo CGE) para o Monitoramento Quadrimestral do risco e da ação anteriormente inseridas.

Critérios para aprovação

Frequência igual ou superior a 80%.

Inscrições em Cursos Presenciais Ministrados pela Escola de Governo

  1. Faça login no sistema (o login é feito com o CPF e senha do Portal Goiás);
  2. Atualize suas informações em "Atualizar Cadastro";
  3. Acesse "Pré-inscrição Online" e selecione o curso;
  4. Imprima o comprovante e apresente esse documento à sua chefia imediata para autorização por escrito.
  5. Encaminhe a ficha de pré-inscrição, com a autorização da chefia imediata, para o contato no RH*  de seu órgão para a validação da inscrição.
  6. Para verificar a situação da sua inscrição, acesse novamente o Portal do Aluno e confira os dados clicando no menu 'Cursos Programados'.

       * Confira na lista Contatos do RH Estadual os responsáveis pela orientação sobre a capacitação oferecida e pela validação de pré-inscrições de servidores estaduais nos cursos da Escola de Governo.

Informações Gerais

Presença obrigatória: o servidor deverá comparecer ao primeiro dia de curso. Em caso de ausência poderá ser substituído pelo servidor em lista de espera.

Frequência mínima: a frequência mínima é de 80% da carga horária do curso para a liberação do certificado no Portal do Aluno.

Bloqueio de inscrições: o servidor inscrito que não comparecer ao curso ou não obtiver a frequência mínima suficiente para a liberação do certificado, ficará impedido de participar dos eventos de capacitação, por 1 (um) ano, a contar da data de término do curso. Para desbloqueio, o servidor deverá encaminhar para o e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. o Formulário de Justificativa (Arquivo .docx, 17.54kb | abre em nova janela) que será analisado pela Escola de Governo.

Cancelamento de inscrições: deverá ser feito pelo próprio servidor até 2 (dois) dias úteis antes da data de início do curso, no Portal do Aluno.

Necessidades especiais: a solicitação de adequações deverá ser encaminhada, para análise, com dez dias úteis de antecedência da data de início do curso.

Telefones para contato:
Secretaria Escolar: (62) 3201-9267 / 3201-1699
Celular Institucional: (62) 98173-1878 (WhatsApp)

   Acesse o Portal do Aluno   

 

Utilizamos cookies essenciais e tecnológicos semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.