Oficina de Linguagem Simples
Oficina Presencial - não há turmas disponíveis para inscrição
O material didático para acompanhamento das atividades do curso será disponibilizado em formato digital no primeiro dia de aula. Nesse caso, não será entregue a apostila (ou material didático) de forma impressa.
Objetivo
Ao final da oficina, você saberá identificar aspectos de um texto em Linguagem Simples e poderá começar a revisar e redigir textos utilizando uma linguagem fácil, direta e inclusiva.
Público-Alvo
Servidores do Poder Executivo Estadual.
Horário
13h30 às 17h30
Carga Horária
8 horas
Pré-requisito
Não há.
Conteúdo Programático
- Definição de Linguagem Simples: o que é Linguagem Simples, como surgiu e a importância de se utilizar a técnica.
- Apresentação de breve cronologia da Linguagem Simples: linha temporal comentando as primeiras iniciativas até os dias atuais. Características do movimento descentralizado, multidisciplinar e diacrônico.
- Os conceitos de adequação e preconceito linguístico: por que afastar preconceitos e desfazer mal entendidos acerca do uso da língua?
- Fatores coesão e coerência: aspectos do textuais e discursivos que dizem respeito à facilidade de leitura e interpretação do texto.
- Dimensões e Diretrizes de Linguagem Simples: apresentação das categorias definidas por Heloísa Fischer para sistematizar e transmitir a técnica de Linguagem Simples.
- Planejamento da escrita: etapas do planejamento à revisão.
- Prática de diagnóstico e escrita de um texto em Linguagem Simples.
- Apresentação e discussão sobre a produção textual.
Informações Adicionais
Como atividade do curso solicitamos que traga um documento de sua autoria (ou produzido no órgão onde você trabalha) que gostaria de ver simplificado, no primeiro dia de aula.
Critérios de avaliação/aprovação
Frequência superior ou igual a 80% e participação nas atividades.
Inscrições em Cursos Presenciais Ministrados pela Escola de Governo
- Quem pode se inscrever? Podem se inscrever servidores efetivos, comissionados e temporários do Poder Executivo Estadual (administração direta, autárquica e fundacional).
- Como é feita a Inscrição? A solicitação de inscrição é feita via Novo Portal do Aluno (abre em nova janela). Siga o passo a passo:
- Faça login no Novo Portal do Aluno (o login é feito com o CPF e senha do Portal Goiás).
- Atualize suas informações cadastrais no primeiro acesso ou na opção Meus Dados.
- Acesse a Página Inicial do site, selecione o curso e realize a pré-inscrição.
- Solicite à sua chefia imediata que autorize a sua participação no curso.
- A autorização da chefia imediata é realizada via SGC - Sistema de Gestão de Capacitação.
- A confirmação da inscrição no curso é feita pelo Contato no RH* de seu órgão.
- Para verificar a situação da sua inscrição acesse novamente o Novo Portal do Aluno e confira as informações sobre os cursos no menu 'Meus Cursos'.
* Confira na lista Contatos do RH Estadual os responsáveis pela orientação sobre a capacitação oferecida e pela validação de pré-inscrições de servidores estaduais nos cursos da Escola de Governo.
Informações Gerais
Presença obrigatória: o servidor deverá comparecer ao primeiro dia de curso. Em caso de ausência poderá ser substituído pelo servidor em lista de espera.
Frequência mínima: a frequência mínima é de 80% da carga horária do curso para a liberação do certificado no Novo Portal do Aluno.
Certificado: O certificado estará disponível após a data de encerramento do curso para o servidor que atingir o critério para a sua aprovação e responder a Pesquisa de Satisfação do curso.
Bloqueio de inscrições: o servidor inscrito que não comparecer ao curso ou não obtiver a frequência mínima suficiente para a liberação do certificado, ficará impedido de participar dos eventos de capacitação, por 6 (seis) meses, a contar da data de término do curso. Em caso de bloqueio, o servidor deverá acessar o Novo Portal do Aluno e no menu Bloqueios, justificar a sua ausência no curso. A chefia imediata deverá dar ciência e autorizar o desbloqueio via SGC - Sistema de Gestão de Capacitação. A justificativa será analisada pela Escola de Governo.
Cancelamento de inscrições: deverá ser feito pelo próprio servidor até 2 (dois) dias úteis antes da data de início do curso, no Novo Portal do Aluno.
Necessidades especiais: a solicitação de adequações deverá ser encaminhada, para análise, com dez dias úteis de antecedência da data de início do curso.
Telefones para contato:
Secretaria Escolar: (62) 3201-9267
Telefone Institucional: (62) 3201-1699 (WhatsApp)